Ele Está de Volta – Timus Vermes

eleesta

Este livro traz uma ideia muito interessante: a de que de de repente Hitler acordou na Alemanha, nos dias atuais (em 2011).

A sinopse diz: Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo. As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo. Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante.

Achei o livro muito bom! É estranho ler um livro que tem Hitler na capa e rir, mas  com esse livro isso é possível! É engraçado ver os impactos que as mudanças causam.

Além disso este livro nos leva a refletir sobre os impactos que a mídia gera na relação da sociedade com a política.

“- O senhor não precisa ir?
– Todos me disseram isso também no inverno de 1941″

Gostei muito porque o livro aborda fatos históricos e fatos atuais, além de contar com alguns diálogos cômicos.

4estrelas

2 comentários

  1. Nossa, que história interessante!!! A professora de História aqui se interessou.
    Pode dar muito que refletir, ainda mais porque estamos novamente nos aproximando (alguns países europeus principalmente) de grupos de extrema-direita, que talvez apoiassem o mesmo discurso hitlerista de 80 anos atrás!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário